Rato Doméstico

O Rato Doméstico é a menor das 3 espécies de ratos. É chamado também de mondongo, topolino e catito. Possui hábitos noturnos e seu olfato é altamente desenvolvido.

Tamanho: 6,5 a 9,5cm (corpo) + 6,0 a 10cm (cauda)
Cor: Branco ou cinza-acastanhado
Formato: cilíndrico
Nome popular: Camundongo ou murganho
Peso: 20 a 40 gramas
Características gerais: Orelhas grandes e arredondadas, muita inteligência e sociabilidade com os humanos, cauda nua e longa.
Reino: Animalia
Ordem: Rodentia
Classe: Mammalia
Espécie: Mus musculus
Família: Muridae
Filo: Chordata

Características
Sinais de Infestação
Como Eliminar
Como Afasta-los
Doenças
Características

Rato Doméstico

Aspecto:
  • Tamanho: 70 a 95 mm de comprimento, com uma cauda aproximadamente do mesmo comprimento. 
  • Peso: 12 a 30 g. 
  • As patas e cabeça relativamente pequenas e os olhos e orelhas grandes, são as características que permitem distingui-los das Ratazanas comuns jovens.


Ciclo de Vida:
  • 4 a 16 crias por ninhada; 7 a 8 ninhadas por ano. 
  • Período de gestação de cerca de 3 semanas. 
  • 8 a 12 semanas do nascimento à maturidade sexual.

Hábitos:
  • Geralmente, vivem na terra e escavam tocas, mas também trepam com frequência. 
  • Os cereais são o seu alimento preferido. 
  • Comem cerca de 3 g de alimentos por dia e podem sobreviver sem nenhuma água adicional. Bebem até 3 ml por dia se a dieta for particularmente seca.

Dieta: Por terem sido tão adaptados à domesticação, existem hoje boas rações para essa espécie, porém, derivados de leite e carne são bem vindos em sua alimentação. Comem de 15 a 20 vezes por dia e sempre em pequenas quantidades.

Habitat: Geralmente são encontrados em casas, fazendas, paredes, forros de casas e locais que sejam preferencialmente secos. Preferem sempre morar próximos aos locais que são fontes de seus alimentos.

Impacto: Por mais que essa espécie seja apta para ser domesticada é preciso ter muito cuidado quando se trata de roedores. Além de serem animais que causam danos às construções, são possíveis transmissores de mais de 50 doenças perigosas para a saúde
Sinais de Infestação

Infestação de ratos

A sua Casa ou Empresa pode constituir o local ideal para uma Infestação de Ratos encontrar comida e abrigo. 

Uma vez dentro da sua propriedade, os Ratos preferem manter-se escondidos durante o dia. Identificar uma infestação através de sinais de actividade de roedores é muito mais fácil do que tentar encontrar os Ratos. 

Efectuar um controlo profissional ao primeiro sinal de problema pode ajudar muito a reduzir o período de tempo necessário para controlar efectivamente a infestação.



Encontrar sinais de Ratos, como excrementos, pode indicar uma infestação activa na sua Casa ou Empresa.

  • Excrementos - produzem entre 50 a 80 numa noite, pequenos e escuros (aproximadamente 3 a 8 mm de comprimento), espalhados aleatoriamente. Procure-os junto de paredes, armários ou lavatórios.

  • Vestígios de sujidade (manchas) - causados pela pele dos Ratos roçarem constantemente contra paredes, pisos e rodapés, em rotas regulares.

  • Pilares de urina - em infestações estabelecidas, a gordura corporal combinada com sujidade e urina, acumula-se em pequenos montes, até 4 cm de altura e 1 cm de largura.

  • Ruídos de arranhões - muitas vezes as pessoas relatam que ouvem ruídos incomuns durante a noite, que é quando os Ratos estão mais ativos. Estes ruídos são causados pelas unhas dos Ratos quando os mesmos se deslocam, arranham ou roem objectos. Estes ruídos são geralmente escutados entre paredes divisórias, pisos, tectos falsos, caves e sotãos.

  • Ninhos - os Ratos constroem os ninhos com pedaços de materiais rasgados, jornais e tecidos, juntamente com outros materiais macios. Procure nos sotãos, tectos falsos, paredes duplas, sob pisos, atrás e debaixo dos frigoríficos, fogões e armários. Os ninhos, muitas vezes, têm crias de Ratos.

  • Pegadas - ambientes empoeirados, como sotãos e porões, podem ter à vista marcas de pegadas e das caudas dos Ratos. Para saber se uma infestação está activa, polvilhe farinha ou pó de talco no chão e confira se existem marcas novas no dia seguinte.

  • Indivíduos vivos ou mortos - encontrar um Rato durante o dia poderá ser uma indicação de uma grande infestação.

  • Odor característico - Os Ratos deixam um rasto que liberta um odor semelhante a amoníaco, que se sente ainda mais em espaços fechados como armários de cozinha.

Como Eliminar

Como Eliminar Ratos

Os Ratos procuram obter acesso às suas Instalações em busca de abrigo e alimento, dando preferência a áreas não perturbadas e com abundância de fontes de alimentação aquando da escolha de local para nidificar. Remover estas possíveis fontes de alimento ajuda a diminuir a atractividade da sua Casa ou Empresa, no entanto, a melhor forma de eliminar Ratos é através de uma Desratização efectuada por uma Empresa Profissional de Controlo de Pragas.




1 - Identifique a Praga
O primeiro passo para resolver qualquer Infestação é saber qual a Praga com que se está a lidar.
Neste caso em particular, é necessário compreender se a Infestação é causada por Ratos ou por outro Roedor como as Ratazanas. Os Serviços e Soluções de Controlo de Pragas variam consoante as espécies que infestam a sua Casa ou Empresa.
Esta identificação pode ser complicada, pois os Roedores são animais de hábitos nocturnos. No entanto, uma vez detectado um exemplar, é relativamente fácil distinguir e saber qual é a diferença entre uma Ratazana e um Rato.
Saber quais os sinais mais comuns de uma Infestação de Ratos é portanto, tão importante quanto avistar a presença de um Rato. É aqui que a ajuda de um Profissional de Controlo de Pragas pode fazer toda a diferença.
A identificação correcta irá ajudá-lo a escolher o mais eficaz método de Controlo de Ratos, ajudando-o a poupar tempo, dinheiro e preocupações.

2 - Escolha o seu Método
Faça você mesmo ou Profissional?
Quando se trata de eliminar Ratos, existem duas opções: faça você mesmo ou contrate um profissional.
A primeira opção implica a compra e uso correcto de produtos "faça você mesmo" para Controlo de Ratos, bem como algumas acções de melhoria na sua Casa.

3 - Peça uma Inspecção Gratuita
Contacte-nos e peça a sua Inspecção e Orçamento Gratuitos para Eliminar Ratos da sua Casa ou Empresa.
Beneficie de uma vasta gama de Serviços e Protecção Completa contra Pragas oferecida pela nosso empresa. Junte-se aos milhares de Clientes satisfeitos com a Biocontrol em Cabo Verde.


Como Afasta-los

Como Afastar Ratos

A melhor forma de afastar Ratos da sua Casa ou Empresa é negar-lhes o acesso ao interior. 

Caso eles consigam entrar, é importante desencorajar a sua presença não permitindo que consigam facilmente uma fonte de alimento e água. 

Se afastar os Ratos com eficácia, vai reduzir os danos que eles podem causar na sua propriedade e evitar os riscos para a saúde associados à exposição a este roedor.




Como afastar ratos da sua propriedade
Um método eficaz de afastar Ratos é isolar a sua Casa ou Empresa para manter os roedores fora da sua Propriedade. Identifique eventuais buracos localizados no seu prédio, ou no seu terraço (e não apenas em locais próximo do solo) e certifique-se de que os sela devidamente. 

Os Ratos são bons escaladores, capazes de subir por superfícies irregulares, superfícies verticais e caminhar por cabos ou fios. Eles têm esqueletos moles e pode passar através de folgas da largura de um lápis.


Dicas para Afastar Ratos:
Segurança alimentar - cuidado para não atrair Ratos com comida. Sempre que possível os alimentos devem ser armazenados em recipientes de metal ou plástico. Limpe regularmente os fogões, frigoríficos e armários.


Portas - aplicar escovas na parte inferior das portas para impedir a entrada de Ratos, especialmente em imóveis mais antigos onde o encaixe da porta possa não ser o mais ajustado.


Canalização - sele bem os furos em torno de canalizações novas ou já existentes.


Buracos - normalmente realizados em paredes exteriores para passar cabos e tubos, devem ser tapados de maneira a não permitirem a passagem de Ratos. Qualquer buraco maior do que 5 mm irá permitir acesso aos Ratos, porque as suas mandíbulas cabem nesse espaço e desta forma, eles conseguem roer uma abertura maior que lhes permita entrar nas instalações.


Tijolos e aberturas de ventilação - cubra-os bem com tela de arame galvanizado, especialmente se eles estiverem danificados.


Telhados - arranje telhas danificadas e use tela de arame para vedar lacunas.


Vegetação - Apare os ramos de árvores à volta da sua casa e, sempre que possível, evite que as plantas cresçam para cima da sua propriedade. Trepadeiras ou arbustos altos podem ser utilizados pelos Ratos para entrar em propriedades. Vegetação rasteira abundante e junto a muros e paredes poderá oferecer abrigo e potenciais locais de nidificação para os Ratos.


Relvados - Mantenha a relva curta para reduzir as hipóteses de abrigos para os Ratos. O ideal é deixar um espaço entre as fundações dos prédios e o jardim.
Doenças

Doenças dos Roedores

À medida que nós, Seres Humanos, nos apoderamos e expandimos as nossas actividades no que resta do ambiente natural, temos um contacto cada vez mais próximo com mais espécies de Roedores e com as doenças transmitidas por estes.

Para além dos Ratos e Ratazanas, existem outros Roedores bem conhecidos que podem entrar em contacto com o Ser Humano e transmitir doenças, tais como os Cães da Pradaria, Marmotas, Esquilos, Lemingues e Toupeiras.

Na verdade, os Roedores são considerados como responsáveis por mais mortes do que todas as guerras ao longo dos últimos 1.000 anos.

Os Roedores podem transportar uma grande variedade de organismos patogénicos, incluindo muitas espécies de bactérias, vírus, protozoários e helmintos (vermes).


Parasitas

Os Roedores também podem transportar vários parasitas e doenças ao mesmo tempo.

Os Roedores actuam como vectores de muitas doenças através dos seus ectoparasitas como Pulgas, Carraças, Piolhos e Ácaros, bem como algumas doenças transportadas pelos Mosquitos.
Num estudo efectuado em Ratazanas em Explorações Agrícolas no Reino Unido, foram encontrados 13 parasitas zoonóticos (infectam os Seres Humanos) e 10 parasitas não zoonóticos, com algumas Ratazanas a terem 9 parasitas zoonóticos em simultâneo.
Muitos destes raramente ou nunca foram previamente investigados em Ratazanas selvagens (Cryptosporidium, Pasteurella, Listeria, Yersinia, Coxiella e Hantavirus), mostrando que a ameaça para a saúde Humana é maior do que se imaginava.

Como posso contrair uma doença de um Roedor?
  • Inalação ou contacto directo com excrementos de roedores (urina, fezes, saliva)
  • Contacto ou inalação de partículas de microorganismos aerossolizadas a partir de feno, pilhas de madeira ou outros materiais contaminados com urina de Roedores infectada
  • Inalação ou contacto com partículas aerossolizadas resultantes do varrer de espaços infestados por Roedores
  • Contacto físico com Roedores infectados
  • Mordeduras de Roedores — os microorganismos veículados na saliva podem infectar tanto Humanos como outros Roedores
  • Arranhões causados por Roedores
  • Ingestão de água ou de alimentos contaminados por Roedores infectados
  • Através de ectoparasitas infectados pelos Roedores (Carraças, Pulgas, Ácaros, Piolhos) com diversos agentes patogénicos
  • Através de Cães e Gatos domésticos que comam algum Roedor infectado
  • Os Roedores também podem funcionar como depósitos para diversas doenças transmitidas por Insectos Voadores


Doenças que podem transmitir:

  • Salmonelose,
  • Leptospirose,
  • Doença de Weil,
  • Estreptobacilose,
  • Peste,
  • Hantavírus,
  • Tularemia,
  • Bartonelose,
  • Arenavírus,
  • Toxoplasmose,
  • Ténia de Ratazana,
  • Equinococose,
  • Capilariose...