Aranhas

Existem mais de 35.000 Espécies de Aranhas no Mundo que podem ser um motivo de perturbação em qualquer lar. Elas são atraídas para o calor, espaços pequenos e escuros, tais como fendas na parede, os cantos de paredes, as entradas de ar, e os beirais da sua Casa. Existem, no entanto, outras Espécies de Aranhas que preferem ficar mais perto do exterior, tecendo as suas teias no seu jardim ou perto da sua iluminação exterior. A maioria das Aranhas são um incómodo, principalmente devido às suas teias.
Espécies
Sinais de presença e infestação
Prevenção e eliminação
Perguntas frequentes
Espécies


Aranha Doméstica Comum

Aspecto 

Adulto — 10 mm de comprimento do corpo, excluindo as pernas. Corpo castanho amarelado com marcas ténues. Abdómen castanho acinzentado pálido com pêlos curtos. 


Ciclo de vida 

O saco de ovos produzido pela fêmea é esférico, coberto por uma camada de seda e depositado na estrutura da teia. O macho acasala várias vezes com a fêmea antes de morrer. Os adultos podem viver durante vários anos. 


Hábitos 

Encontram-se vulgarmente em edifícios, alpendres e paredes. Esta aranha produz uma teia que se assemelha a uma folha.

Aranha de Pernas Longas

Aspecto
7 a 9 mm de comprimento. Caracteriza-se por ter as pernas muito longas

Ciclo de vida
A fêmea coloca os ovos, e por vezes pode manter seus ovos nos seus palpos (segundo par de apêndices articulados e móveis localizados dos lados da boca)


Hábitos
Constroem as suas teias em áreas protegidas, muitas vezes no interior e ao redor de habitações, incluindo garagens e alpendres. Para além do incómodo causado pelas suas teias, elas não fazem mal e não são tóxicas. São comuns em áreas urbanas. Alimentam-se de Insectos e de outras Aranhas.

Tarântulas

Aspecto
Adultos - 2,3 a 13 cm de comprimento, excluindo as pernas. As Tarântulas têm normalmente o corpo e as pernas cobertos de pêlos e são castanhas ou pretas. Algumas Espécies têm cores vivas.

Ciclo de vida
A época de acasalamento é o Outono.  A incubação dos ovos demora entre 6 e 9 semanas e cada fêmea deposita entre 500 e 1000 ovos dentro de um casulo de seda.  As crias deixam o casulo após 2 ou 3 semanas. Vivem em média entre 25 e 40 anos.


Hábitos

Existem mais de 60 géneros e 800 Espécies de Tarântulas. As Tarântulas preferem viver em solo seco, bem drenado, onde escavam uma toca forrada com teias de seda.

Aranha Lobo

Aspecto
Fêmea adulta: 8 mm de comprimento. Macho adulto: 6 mm de comprimento.  A cor varia geralmente entre o castanho e o cinzento.


Ciclo de vida
As progenitoras Aranhas Lobo transportam as cápsulas dos ovos com elas, agarradas ao órgão produtor do fio da teia, debaixo do abdómen.  Quando os ovos eclodem, as crias trepam para as costas da progenitora e aí vivem durante as primeiras semanas de vida.



Hábitos
Caçam de noite e passam o dia escondidas em musgos e matérias em decomposição.  Vivem em buracos pouco profundos, com entrada larga e simples.

Aranha de Saco Amarelo

Aspecto
Abdómen de cor pálida entre o amarelo e o bege, com uma ténue faixa longitudinal escura.  Comprimento entre 6 e 10 mm. 4 pares de pernas, com o primeiro par mais longo do que o quarto par.  Oito olhos escuros de dimensão semelhante, dispostos em duas linhas horizontais.


Ciclo de vida
Cada fêmea gera cerca de 5 sacos de ovos, com 30 a 48 ovos em cada saco. Cada fêmea pode produzir muitos aglomerados de ovos durante a vida.A postura dos ovos ocorre no Outono. As crias emergem na Primavera seguinte.  Cerca de 30% dos machos adultos acabam por ser devorados pelas fêmeas após o acasalamento.


Hábitos
  • Alimentação: preferem Insectos pequenos.
  • Locais - constroem um tubo ou saco sedoso (em vez de uma teia) em sítio protegido, para servir de abrigo durante o dia.
  • No exterior, podem ser encontradas dentro de folhas ou debaixo de troncos.
  • Em interiores, encontram-se nos cantos formados entre as paredes e o tecto ou atrás de quadros ou prateleiras.
  • São Aranhas que preferem o exterior, mas também se instalam em interiores se houver abundância de insectos pequenos. É mais provável que entrem nas habitações no início do Outono, altura que diminui a quantidade de alimento existente no exterior.
  • As adultas podem ser vistas de Abril a Novembro. Emergem à noite para procurar alimentos. Se forem incomodadas, deixam-se cair para o chão e procuram abrigo.
  • A picada destas Aranhas é aguda e dolorosa, podendo causar eritema e inchaço. Na zona da picadela, pode surgir um vergão onde se produz uma área necrósica cuja cura pode demorar até 8 semanas. A dor e a dormência na área da picadela podem ser seguidas de suores e náuseas que se prolongam por até 24 horas.



Aranha Castanha Solitária

Aspecto
Comprimento entre 6 e 19 mm. Coloração castanha ou amarela escura. Pernas longas, estreitas e castanhas, com pêlos finos.
Seis olhos, dispostos aos pares num semicírculo. Também são conhecidas como “aranhas violino” devido à marca em forma de violino que têm na parte superior, desde a cabeça até ao abdómen.


Ciclo de vida
A postura dos ovos ocorre sobretudo de Maio a Julho. A fêmea deposita cerca de 50 ovos num saco sedoso, branco escuro, com aproximadamente 1,7 cm de diâmetro. As crias emergem cerca de 1 mês depois. Em média, demoram um ano até atingirem a fase adulta. O adulto pode viver entre 1 e 2 anos.


Hábitos
Preferem locais isolados, escuros e onde não sejam incomodadas, tanto exteriores como interiores.
Em interiores, podem ser encontradas em sotãos, caves, armários, canalizações, caixas de arrumos, sapatos e atrás de móveis.
Em exteriores, podem ser encontradas em celeiros, telheiros de armazenagem, garagens e debaixo de troncos, pedras soltas ou pilhas de madeira.
Alimentação: preferem Insectos mortos. Conseguem sobreviver até 6 meses sem comida nem água.
Visibilidade — o saco serve de refúgio da Aranha durante o dia. É costume procurarem alimentos durante a noite.
Picada — apenas picam quando esmagadas, tocadas ou incomodadas. Ambos os sexos são venenosos. A reacção de uma pessoa a uma picadela depende da quantidade de veneno injectado e da sensibilidade da própria pessoa ao veneno. Algumas pessoas não sentem efeitos, outras poderão sentir uma dor de picadela de alfinete e outras poderão ter uma sensação de picadela seguida de dor intensa. Algumas pessoas poderão não se aperceber da picadela durante 2 a 8 horas.

Aranha Zebra

Aspecto
Adultos: 5 a 6 mm de comprimento, excluindo as pernas.
Corpo preto com riscas brancas. Pernas curtas, robustas e peludas.


Ciclo de vida
As fêmeas guardam os sacos dos ovos e protegem as novas crias. As crias deixam a mãe após a segunda muda.


Hábitos
Encontram-se em casas e jardins.  Caçam directamente as suas presas, não produzindo teias. É frequente serem vistas a saltar.

Aranha de Patas Longas de Jardim

Aspecto
Adulto — corpo de 3,5 a 9 mm. A superfície superior do corpo tem um padrão cinzento/castanho e a superfície inferior costuma ser branca acastanhada.


Ciclo de vida
As fêmeas depositam os ovos nos solos húmidos. Os ovos sobrevivem ao Inverno e eclodem na Primavera. As fêmeas só depositam ovos uma vez por ano.



Hábitos
Vivem em campos e florestas e trepam às árvores ou procuram alimentos no solo. Alimentam-se de vários tipos de Artrópodes moles, incluindo Pulgões, Lagartas, larvas de outros Insectos e Lesmas pequenas.
Sinais de presença e infestação

Infestação de Aranhas

A maneira mais fácil de identificar uma Infestação de Aranhas será através das várias teias que as mesmas produzem.

As Aranhas podem ser encontradas no escuro e em zonas isoladas, tanto no interior da sua Casa como no seu Jardim.

  • Procure por teias de Aranha — o tamanho e a forma das teias variam de acordo com a Espécie. Algumas são em forma de esfera, enquanto outras são em forma de funil.
  • Algumas Espécies vivem em tocas em vez das teias, enquanto que outras se refugiam em fendas dos rochedos. 
  • Algumas Espécies de Aranhas são atraídas para ambientes húmidos. Verifique em caves, muros, alpendres e outros locais húmidos. 
  • Outras Espécies podem ser encontradas em locais como, por exemplo, sotãos, junções de paredes com tectos, armários e caixas de armazenamento. 
  • As Aranhas alimentam-se de outros Insectos e atacam Formigas, Moscas, Isópodos, vulgarmente conhecidos por Bichos de Conta e outras Aranhas, portanto, onde exista uma oferta abundante de outros Insectos, as Aranhas vão esperar para encontrar a sua próxima refeição.

À medida que a temperatura desce no Outono, as Aranhas ficam mais activas, à procura de um parceiro, e saem dos seus esconderijos. No final do Outono muitas morrem, mas algumas hibernam até à Primavera seguinte.

Os ovos das Aranhas são depositados num saco de seda, em média cerca de 100 ovos em cada saco, que pode ser fixo a uma superfície, estar escondido na teia ou ser transportado pela fêmea. Sacos fixos indicam que em breve existirão mais Aranhas nessa zona.

Prevenção e eliminação

Como Eliminar Aranhas

As Aranhas são mais susceptíveis de entrar na sua casa no Outono, em busca de um lugar quente para passar o Inverno.

O melhor conselho é, regra geral, ignorá-las. No entanto, isso pode ser difícil para os milhões de pessoas que têm aracnofobia.


Dicas para remoção de Aranhas

A forma mais eficaz para afastar as Aranhas é limitar a sua fonte de alimento. Isto inclui eliminar Moscas mortas, Bichos de Conta, Milípedes, Centípedes e outros Insectos rastejantes.

  • Aspirar regularmente — particularmente zonas abrigadas, tais como sob as bancadas, partes de trás dos armários ou sob e por trás de grandes móveis.

  • Remover teias visíveis — numa base regular.

  • Tapar fendas — em paredes, em torno da canalização e sob as portas para impedir a entrada.

  • Remover pontos de abrigo — como pilhas de lenha, sacos de jardim, pilhas de lixo e em geral quaisquer outras aglomerações desse tipo, da sua propriedade.

  • Afastar todos os Insectos — utilize uma iluminação menos atraente para os Insectos (Moscas), um dos alimentos das Aranhas.

Perguntas frequentes