Aranhas
Aranha Doméstica Comum
Aspecto
Adulto — 10 mm de comprimento do corpo, excluindo as pernas. Corpo castanho amarelado com marcas ténues. Abdómen castanho acinzentado pálido com pêlos curtos.
Ciclo de vida
O saco de ovos produzido pela fêmea é esférico, coberto por uma camada de seda e depositado na estrutura da teia. O macho acasala várias vezes com a fêmea antes de morrer. Os adultos podem viver durante vários anos.
Hábitos
Encontram-se vulgarmente em edifícios, alpendres e paredes. Esta aranha produz uma teia que se assemelha a uma folha.
Aranha de Pernas Longas
Tarântulas
Existem mais de 60 géneros e 800 Espécies de Tarântulas. As Tarântulas preferem viver em solo seco, bem drenado, onde escavam uma toca forrada com teias de seda.
Aranha Lobo
Aranha de Saco Amarelo
- Alimentação: preferem Insectos pequenos.
- Locais - constroem um tubo ou saco sedoso (em vez de uma teia) em sítio protegido, para servir de abrigo durante o dia.
- No exterior, podem ser encontradas dentro de folhas ou debaixo de troncos.
- Em interiores, encontram-se nos cantos formados entre as paredes e o tecto ou atrás de quadros ou prateleiras.
- São Aranhas que preferem o exterior, mas também se instalam em interiores se houver abundância de insectos pequenos. É mais provável que entrem nas habitações no início do Outono, altura que diminui a quantidade de alimento existente no exterior.
- As adultas podem ser vistas de Abril a Novembro. Emergem à noite para procurar alimentos. Se forem incomodadas, deixam-se cair para o chão e procuram abrigo.
- A picada destas Aranhas é aguda e dolorosa, podendo causar eritema e inchaço. Na zona da picadela, pode surgir um vergão onde se produz uma área necrósica cuja cura pode demorar até 8 semanas. A dor e a dormência na área da picadela podem ser seguidas de suores e náuseas que se prolongam por até 24 horas.
Aranha Castanha Solitária
Aranha Zebra
Aranha de Patas Longas de Jardim
Infestação de Aranhas
A maneira mais fácil de identificar uma Infestação de Aranhas será através das várias teias que as mesmas produzem.
As Aranhas podem ser encontradas no escuro e em zonas isoladas, tanto no interior da sua Casa como no seu Jardim.
- Procure por teias de Aranha — o tamanho e a forma das teias variam de acordo com a Espécie. Algumas são em forma de esfera, enquanto outras são em forma de funil.
- Algumas Espécies vivem em tocas em vez das teias, enquanto que outras se refugiam em fendas dos rochedos.
- Algumas Espécies de Aranhas são atraídas para ambientes húmidos. Verifique em caves, muros, alpendres e outros locais húmidos.
- Outras Espécies podem ser encontradas em locais como, por exemplo, sotãos, junções de paredes com tectos, armários e caixas de armazenamento.
- As Aranhas alimentam-se de outros Insectos e atacam Formigas, Moscas, Isópodos, vulgarmente conhecidos por Bichos de Conta e outras Aranhas, portanto, onde exista uma oferta abundante de outros Insectos, as Aranhas vão esperar para encontrar a sua próxima refeição.
À medida que a temperatura desce no Outono, as Aranhas ficam mais activas, à procura de um parceiro, e saem dos seus esconderijos. No final do Outono muitas morrem, mas algumas hibernam até à Primavera seguinte.
Os ovos das Aranhas são depositados num saco de seda, em média cerca de 100 ovos em cada saco, que pode ser fixo a uma superfície, estar escondido na teia ou ser transportado pela fêmea. Sacos fixos indicam que em breve existirão mais Aranhas nessa zona.
Como Eliminar Aranhas
As Aranhas são mais susceptíveis de entrar na sua casa no Outono, em busca de um lugar quente para passar o Inverno.
O melhor conselho é, regra geral, ignorá-las. No entanto, isso pode ser difícil para os milhões de pessoas que têm aracnofobia.
Dicas para remoção de Aranhas
A forma mais eficaz para afastar as Aranhas é limitar a sua fonte de alimento. Isto inclui eliminar Moscas mortas, Bichos de Conta, Milípedes, Centípedes e outros Insectos rastejantes.
Aspirar regularmente — particularmente zonas abrigadas, tais como sob as bancadas, partes de trás dos armários ou sob e por trás de grandes móveis.
Remover teias visíveis — numa base regular.
Tapar fendas — em paredes, em torno da canalização e sob as portas para impedir a entrada.
Remover pontos de abrigo — como pilhas de lenha, sacos de jardim, pilhas de lixo e em geral quaisquer outras aglomerações desse tipo, da sua propriedade.
Afastar todos os Insectos — utilize uma iluminação menos atraente para os Insectos (Moscas), um dos alimentos das Aranhas.