Ratazanas
As ratazanas são as espécies mais comuns de roedores encontradas no Brasil. Seu corpo é o maior de todas as espécies, possui ótima audição e é sensível a ultrassom. É fácil perceber porque são animais ágeis e já correm quando percebem o perigo. A desratização é um desafio!
Ratazanas ou Ratos de Esgoto
Infestação de ratos
A sua Casa ou Empresa pode constituir o local ideal para uma Infestação de Ratos encontrar comida e abrigo.
Uma vez dentro da sua propriedade, os Ratos preferem manter-se escondidos durante o dia. Identificar uma infestação através de sinais de actividade de roedores é muito mais fácil do que tentar encontrar os Ratos.
Efectuar um controlo profissional ao primeiro sinal de problema pode ajudar muito a reduzir o período de tempo necessário para controlar efectivamente a infestação.
Encontrar sinais de Ratos, como excrementos, pode indicar uma infestação activa na sua Casa ou Empresa.
Excrementos - produzem entre 50 a 80 numa noite, pequenos e escuros (aproximadamente 3 a 8 mm de comprimento), espalhados aleatoriamente. Procure-os junto de paredes, armários ou lavatórios.
Vestígios de sujidade (manchas) - causados pela pele dos Ratos roçarem constantemente contra paredes, pisos e rodapés, em rotas regulares.
Pilares de urina - em infestações estabelecidas, a gordura corporal combinada com sujidade e urina, acumula-se em pequenos montes, até 4 cm de altura e 1 cm de largura.
Ruídos de arranhões - muitas vezes as pessoas relatam que ouvem ruídos incomuns durante a noite, que é quando os Ratos estão mais ativos. Estes ruídos são causados pelas unhas dos Ratos quando os mesmos se deslocam, arranham ou roem objectos. Estes ruídos são geralmente escutados entre paredes divisórias, pisos, tectos falsos, caves e sotãos.
Ninhos - os Ratos constroem os ninhos com pedaços de materiais rasgados, jornais e tecidos, juntamente com outros materiais macios. Procure nos sotãos, tectos falsos, paredes duplas, sob pisos, atrás e debaixo dos frigoríficos, fogões e armários. Os ninhos, muitas vezes, têm crias de Ratos.
Pegadas - ambientes empoeirados, como sotãos e porões, podem ter à vista marcas de pegadas e das caudas dos Ratos. Para saber se uma infestação está activa, polvilhe farinha ou pó de talco no chão e confira se existem marcas novas no dia seguinte.
Indivíduos vivos ou mortos - encontrar um Rato durante o dia poderá ser uma indicação de uma grande infestação.
Odor característico - Os Ratos deixam um rasto que liberta um odor semelhante a amoníaco, que se sente ainda mais em espaços fechados como armários de cozinha.
Como Eliminar Ratos
Como Afastar Ratos
A melhor forma de afastar Ratos da sua Casa ou Empresa é negar-lhes o acesso ao interior.
Caso eles consigam entrar, é importante desencorajar a sua presença não permitindo que consigam facilmente uma fonte de alimento e água.
Se afastar os Ratos com eficácia, vai reduzir os danos que eles podem causar na sua propriedade e evitar os riscos para a saúde associados à exposição a este roedor.
Os Ratos são bons escaladores, capazes de subir por superfícies irregulares, superfícies verticais e caminhar por cabos ou fios. Eles têm esqueletos moles e pode passar através de folgas da largura de um lápis.
Doenças dos Roedores
À medida que nós, Seres Humanos, nos apoderamos e expandimos as nossas actividades no que resta do ambiente natural, temos um contacto cada vez mais próximo com mais espécies de Roedores e com as doenças transmitidas por estes.
Para além dos Ratos e Ratazanas, existem outros Roedores bem conhecidos que podem entrar em contacto com o Ser Humano e transmitir doenças, tais como os Cães da Pradaria, Marmotas, Esquilos, Lemingues e Toupeiras.
Na verdade, os Roedores são considerados como responsáveis por mais mortes do que todas as guerras ao longo dos últimos 1.000 anos.
Os Roedores podem transportar uma grande variedade de organismos patogénicos, incluindo muitas espécies de bactérias, vírus, protozoários e helmintos (vermes).
Os Roedores também podem transportar vários parasitas e doenças ao mesmo tempo.
- Inalação ou contacto directo com excrementos de roedores (urina, fezes, saliva)
- Contacto ou inalação de partículas de microorganismos aerossolizadas a partir de feno, pilhas de madeira ou outros materiais contaminados com urina de Roedores infectada
- Inalação ou contacto com partículas aerossolizadas resultantes do varrer de espaços infestados por Roedores
- Contacto físico com Roedores infectados
- Mordeduras de Roedores — os microorganismos veículados na saliva podem infectar tanto Humanos como outros Roedores
- Arranhões causados por Roedores
- Ingestão de água ou de alimentos contaminados por Roedores infectados
- Através de ectoparasitas infectados pelos Roedores (Carraças, Pulgas, Ácaros, Piolhos) com diversos agentes patogénicos
- Através de Cães e Gatos domésticos que comam algum Roedor infectado
- Os Roedores também podem funcionar como depósitos para diversas doenças transmitidas por Insectos Voadores
Doenças que podem transmitir:
- Salmonelose,
- Leptospirose,
- Doença de Weil,
- Estreptobacilose,
- Peste,
- Hantavírus,
- Tularemia,
- Bartonelose,
- Arenavírus,
- Toxoplasmose,
- Ténia de Ratazana,
- Equinococose,
- Capilariose...