Vespas

Ser picado por uma Vespa ou Abelha é uma experiência dolorosa e pode ser fatal para quem seja alérgico a picadas. No entanto, é possível reduzir esses riscos, tomando precauções sensatas quando está ao ar livre e assegurando-se que os ninhos das Abelhas ou Vespas são geridos de forma adequada.

As Vespas podem ser confundidas com as Abelhas, em especial com as Abelhas produtoras de mel - no entanto, estas variam em cor do castanho dourado ao quase preto e têm muito mais pêlo do que as Vespas. 

Apenas as Vespas fêmeas têm um veneno que podem usar várias vezes, quando se sentem ameaçadas. Na maioria dos casos, o veneno da Vespa não causa danos a longo prazo, mas pode ser fatal se for alérgico a picadas. Tratar de um ninho de Vespas é, muitas vezes, a forma mais eficiente de eliminar Vespas e reduzir o risco de picadas. 

As Vespas podem construir ninhos ao ar livre, sob beirais ou, se tiverem acesso, podem encontrar áreas protegidas dentro da sua Casa, tais como cavidades nas paredes, no tecto ou em sotãos. Se o ninho for descoberto, não deve tentar livrar-se dele você mesmo. Saiba mais sobre os nossos serviços de remoção de ninhos de Vespas.

Espécies
Prevenção
Eliminar
Picadas
Evitar e tratar ferroadas
Ninhos
Remoção de Ninhos
Espécies

Espécies de Vespas

Podemos encontrar centenas de espécies de Vespas,  Zangões e Abelhas no Mundo. Apenas algumas destas são vistas como verdadeiras pragas em Cabo Verdee algumas delas não picam. 

Algumas espécies, como as Abelhas, são, na verdade, uma parte importante do nosso ecossistema. Compreender os seus hábitos, ciclo de vida e aspecto pode ajudar a identificar a melhor forma de Controlo de Vespas na sua Casa ou Empresa.

Consulte a nossa lista abaixo com as espécies mais comuns em Cabo Verde.

Vespa social

Aspecto

Abdómen preto e amarelo. As marcas diferem de acordo com as espécies.


Ciclo de Vida

As jovens rainhas passam o Inverno no solo e emergem na Primavera para iniciarem a construção do ninho e depositarem os ovos. 

As obreiras (fêmeas estéreis) emergem durante o início do Verão e encarregam-se da construção do ninho. A rainha continua a depositar os ovos.  

As novas rainhas e os machos acasalam no início do Outono. 

O ninho morre durante o Inverno, incluindo todos os machos e obreiras. Só as rainhas sobrevivem até ao ano seguinte.


Hábitos

Tamanho da colónia - médio a grande (até 25.000 indivíduos). 

Locais preferidos para os ninhos - águas-furtadas, cavidades de paredes, antigos buracos de roedores, árvores ocas e arbustos. 

Construção dos ninhos - pasta de papel. Favos na horizontal. Todos os anos é construído um novo ninho. 

Formação de enxames - não formam enxames. Preferências alimentares - insectos e alimentos doces. 

Ferram rapidamente e várias vezes.

Vespões

Aspecto
Grandes, até 4,5 cm de comprimento. 
As asas são cor de laranja avermelhadas. 
O abdómen é cor de laranja com faixas castanhas.


Ciclo de Vida
Os ninhos aparecem na Primavera. 
A maior parte morre no final do Outono. 
Apenas a rainha fertilizada sobrevive ao Inverno.



Hábitos
Ninhos - em lugares protegidos como troncos de árvores, arbustos, partes laterais de edifícios, celeiros, sótãos e paredes ocas. Os ninhos são cinzentos e parecem feitos de papel. 
Uma colónia pode atingir uma população de 700 obreiras. 
Ferrão - apenas ferram se forem provocados. A picada de ferrão é muito dolorosa em pessoas. Podem picar e ferrar em simultâneo. Conseguem mobilizar toda a colónia para a defender, o que é muito perigoso para as pessoas. 
Alimentação - insectos vivos e seiva de plantas. Não são atraídos pelos alimentos dos humanos.
Prevenção

Prevenção contra Vespas

A Prevenção contra Vespas é fundamental se deseja evitar problemas com Vespas, especialmente durante os meses de Verão, quando elas estão mais activas. 

É sempre mais fácil evitar um problema antes que ele aconteça, do que esperar que as Vespas invadam a sua Casa ou jardim. O medo de uma picada de Vespa pode ser tão grande que pode impedir que algumas pessoas vão para o exterior.


Dicas de prevenção contra Vespas

O tratamento precoce de um ninho de Vespas ajuda a manter a segurança da sua família de dolorosas picadas. 

Fazer algumas mudanças no seu comportamento e na forma como lida com alimentos ao ar livre também pode ajudar a impedir esta praga.

  • Verifique se existem ninhos - no início da Primavera verique se existem ninhos na sua Casa e jardim. Nesta altura os ninhos são do tamanho de uma noz ou bola de golfe - os primeiros ninhos são pequenos e têm menos Vespas, sendo mais fáceis de tratar de uma forma rápida. Procure os ninhos em sotãos, garagens, caves, cavidades nas paredes ou em beirais.

  • Caixotes do lixo seguros - garanta que os caixotes no exterior têm tampas. Mantenha os caixotes a uma boa distância das portas e janelas para que as Vespas não sejam atraídas para o seu conteúdo.

  • Mantenha as portas e janelas fechadas - para evitar que as Vespas entrem dentro da sua casa.

  • Mantenha a segurança - se descobrir um ninho, certifique-se de que mantém as crianças e animais longe dessa área.


Embora a existência de um grande número de Vespas na sua Casa ou jardim signifique que muito certamente existe um ninho nas proximidades, a remoção de um ninho de Vespas pode nem sempre ser uma solução possível. 

Se o ninho não se encontrar na sua propriedade, vai estar muito limitado quanto ao que poderá fazer para o remover. 

Os ninhos localizados em espaço confinado e áreas de difícil acesso (tais como cavidades das paredes) também são mais difíceis de tratar.

Eliminar

Como eliminar Vespas

Se alguma vez foi picado por uma Vespa, não vai esquecer facilmente. Não será, portanto, uma surpresa que um problema com Vespas quer seja na sua Casa ou na sua Empresa seja algo por que não queira passar. Para garantir que não existe perturbação na sua rotina diária, precisa de resolver esse problema o mais rápido possível e eliminar as Vespas. 

A boa notícia é que basta contactar-nos e nós faremos o resto. 

  • Uma vez registado o pedido, realizamos o tratamento de Vespas no prazo máximo de 48 horas. 
  • Todos os nossos Técnicos são especializados na remoção de ninhos de Vespas. 

FACTO: Os Ninhos de Vespas não podem ser removidos imediatamente após a realização do tratamento Profissional, uma vez que as Vespas podem levar alguns dias a voltar ao ninho. Tem de esperar que todas as Vespas tenham tempo de voltar ao ninho. Assim que o fizerem, vão ficar contaminadas e conseguimos assegurar que toda a colónia é eliminada de uma só vez.

Soluções para eliminar Vespas

Tendo por base os nossos longos anos de experiência a Eliminar Vespas, desenvolvemos soluções eficazes e únicas que vão tirar das suas mãos a tarefa difícil de lidar com ninhos de Vespas.

  • Armadilhas para Vespas - armadilha prática, discreta e eficaz que é suspensa no exterior para afastar as Vespas em pátios ou jardins. Cada armadilha contém uma solução fermentada que é irrestível para as Vespas. O seu design inteligente permite que as Vespas uma vez no seu interior, já não consigam sair.

  • Redes mosquiteiras - em portas ou janelas, previne a entrada das Vespas nas suas instalações e continua a permitir a ventilação natural do espaço.

  • Soluções Discretas - e económicas.

  • Resposta Rápida - tratamento garantido no prazo máximo de 48 horas.


Soluções para Dissuadir Abelhas
As Abelhas são menos agressivas do que as Vespas, nem picam com tanta facilidade como estas. Por isso mesmo, e porque as Abelhas são altamente benéficas para o ambiente e algumas espécies já estão ameaçadas de extinção, devemos preservá-las sempre que for possível e não perturbá-las nos seus ninhos. 
Se um Ninho de Abelhas representar um risco elevado (por estar perto de um Hospital ou perto de pessoas alérgicas às picadas de Abelha), é possível transportá-lo para um local seguro. No entanto, este tipo de trabalho deve ser realizado por um apicultor credenciado (os nossos técnicos podem facultar-lhe os contactos de um, se assim o desejar), tendo sempre presente a Legislação Portuguesa em vigor, uma vez que as Abelhas são uma espécie protegida no nosso país.

Picadas

Picadas de Vespas

A picada de uma Vespa Social ou Vespa Comum é uma experiência dolorosa. Pode ser muito perturbador e assustador para as crianças.
As picadas de Vespas podem ser fatais para as pessoas alérgicas ao veneno. Esta reacção alérgica é conhecida como anafilaxia. 
As pessoas que tenham sido picadas anteriormente várias vezes são mais sensíveis e mais propensas a essa reacção sistémica. A boa notícia é que este tipo de reacção alérgica é rara e é ainda mais rara no que concerne a ser fatal.



Prevenir Picadas de Vespas
A picada de Vespa é uma forma de defesa. Se as Vespas se sentem ameaçadas ou se o seu ninho é perturbado, ficam agressivas e reagem com picadas. Na Primavera as Vespas caçam Insectos para alimentar as larvas no ninho. Nesta altura, as Vespas só se tornam agressivas se sentirem que o seu ninho está sob ameaça.


Dicas para evitar picadas de Vespas
No final do Verão / Outono, as Vespas não têm larvas para alimentar, não havendo por isso nenhuma secreção açucarada. É nesta altura que elas vão procurar por frutos em fermentação e coisas doces, tornando-se assim uma praga em piqueniques, churrascos e refeições ao ar livre em geral. 
Felizmente, existem algumas medidas práticas e fáceis que você mesmo pode colocar em prática e que o podem ajudar a evitar as picadas de Vespas.
  • Não entre em pânico - se descobrir que há Vespas nas proximidades mantenha a calma e afaste-se lentamente.

  • Não gritar, bater os braços ou enxotar - isso só vai agitá-las e torná-las mais agressivas.

  • Evite cheiros doces e fortes - não use fragrâncias muito perfumadas, champô, sprays de cabelo.

  • Evite cores brilhantes - não use padrões florais e brilhantes, em roupas e bolsas, pois podem atrair as Vespas.

  • Evite pomares - ou zonas com plantas frutíferas onde as Vespas se reúnem em busca de alimento.

  • Evite ter bebidas abertas - se deixar bebidas em latas ou garrafas destapadas, pode incentivar as vespas a deslocar-se para o seu interior.

  • Cubra comida e bebida - mantenha sempre a comida e bebida coberta quando fizer refeições ao ar livre por forma a dissuadir as Vespas.

  • Limpeza - assegure-se que as mãos/rostos das crianças são limpos depois de comer alimentos doces/bebidas.


Tratamentos a Picadas de Vespas

É difícil saber como reagir a uma picada de Vespa, se nunca foi picado antes. 

Seguem-se algumas medidas práticas que pode adoptar para ajudar com qualquer dor que possa vir a sentir. 

  • Use uma compressa fria, que pode ser gelo embrulhado num pano ou uma flanela fria. 
  • Tome analgésicos, como por exemplo o paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar qualquer dor. 
  • Tome comprimidos anti-histamínicos para reduzir qualquer pequeno inchaço localizado em redor da picada. 

Se tiver dúvidas sobre uma picada de Vespa, por favor consulte um médico ou profissional de saúde. 

A reacção alérgica - anafilaxia - pode ocorrer quando alguém se torna sensível ao veneno da picada. É uma reacção rara mas pode ser fatal. 

Se alguém tiver os sintomas descritos em baixo após ser picado, chame imediatamente uma ambulância: 

  • Dificuldade em respirar 
  • Pieira 
  • Vómitos 
  • Náuseas ou diarreia 
  • Sensação de desmaio ou tonturas 
  • Inchaço na face ou na boca 
  • Dificuldades em engolir

Quer evitar picadas de vespas?

Remover o ninho de Vespas é a forma mais fiável de reduzir o número de Vespas a zumbir em redor da sua casa e consequentemente de reduzir o risco de picadas dolorosas. 

Vai continuar a ter um problema de Vespas durante todo o Verão, enquanto o ninho de Vespas permanecer sem tratamento na sua propriedade. 

Na Biocontrol, os nossos técnicos qualificados, necessitam apenas de uma visita de 30 - 45 minutos para tratar um ninho de Vespas. 

Também oferecemos consultoria especializada para prevenção de problemas com Vespas no futuro.

Evitar e tratar ferroadas

Evitar e Tratar Ferroadas de Insectos

Proteger-se a si e à sua Família contra ferroadas de Insectos

As ferroadas de Insectos causam desconforto e podem ser particularmente angustiantes no caso de múltiplas picadas.

No entanto, os riscos de ser picado podem ser minimizados através da destruição dos ninhos de Vespas existentes na Casa ou nas proximidades e de outras precauções básicas quando se está no exterior.


Alergias a ferroadas de Insectos

Há pessoas muito mais sensíveis às ferroadas de Insectos do que outras e as crianças são geralmente muito sensíveis.

No entanto, o grupo de pessoas mais em risco é o dos 3% da população alérgicos ao veneno dos ferrões. Uma alergia a ferrões de Insectos pode desenvolver-se em qualquer altura, mesmo que nunca tenha havido reacções alérgicas a ferroadas anteriores.

Chame imediatamente uma ambulância se alguém apresentar uma reacção grave a uma ferroada de Insecto.

Os sintomas podem incluir desmaio, tontura, náusea ou dificuldade para respirar ou engolir.


Picadas e ferroadas de Insectos

As ferroadas de Insectos não devem ser confundidas com as simples picadas de Insectos.

Os Insectos que possuem ferrão utilizam-no como forma de defesa quando se apercebem de alguma ameaça para eles ou para as suas colónias. Espetam o ferrão e injectam veneno na pele ou debaixo da pele. O efeito é imediato e provoca uma sensação de queimadura muito localizada.

Enquanto os Insectos que possuem ferrão picam como forma de defesa, os Insectos sem ferrão picam para sugar sangue. Para que o Insecto tenha tempo suficiente para se alimentar, as suas picadas evoluíram no sentido de não causarem dor aguda como a provocada por um ferrão (embora uma picada de mosca do cavalo seja muito dolorosa).


Ferroadas de insectos

Os Insectos mais comuns que picam com ferrão são as Vespas (incluindo os Vespões) e as Abelhas. As Vespas são as mais agressivas e podem picar com pouca provocação.

O mesmo não acontece com as picadas de Vespa ou Vespão, em que o único sinal será provavelmente um pequeno orifício na pele.

Após uma picada de Vespa ou Abelha, a área à volta da picada fica rapidamente vermelha e forma-se uma marca em alto-relevo (líquido debaixo da pele). A marca torna-se menor após algumas horas, mas pode continuar a causar comichão durante mais de um dia.


Tratar ferroadas de insectos

Ao contrário do que diz o mito popular, a picada de Vespa não é alcalina e a picada de Abelha não é ligeiramente ácida. A química de uma picada é muito mais complexa, pelo que as curas tradicionais como a aplicação de vinagre numa picada de Vespa ou a aplicação de bicarbonato de sódio numa picada de Abelha resultam num alívio muito limitado. Mas há outras medidas práticas que podem ser tomadas.

Se for picado por uma Abelha, a dor reduz significativamente se remover o ferrão rapidamente. Isto deve ser feito com cuidado, usando as unhas, uma pinça ou uma faca – é necessário ter o cuidado de não apertar o saco do ferrão para não injectar mais veneno na ferida.

Lave a ferida com água e sabão e, em seguida, reduza o inchaço com água fria ou cobrindo-o com uma compressa fria ou gelo envolto num pano (mas nunca aplique o gelo directamente sobre a pele).

Para aliviar a comichão, aplique um creme anti-histamínico próprio para picadas e ferroadas ou tome um anti-histamínico oral.

Também pode aplicar loção de calamina para refrescar a ferida e aliviar a comichão. Se a comichão for muito intensa, consulte um farmacêutico e peça-lhe informações sobre cremes de esteróides.


Sintomas de uma reacção alérgica

Nas pessoas com alergia moderada a picadas com ferrão, pode aparecer um inchaço mais alargado à volta da ferida. Consulte um médico se o inchaço for demasiado grande ou persistente.

Chame uma ambulância imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas nos primeiros 30 minutos após a picada:

  • inchaço à volta da garganta, boca ou língua, que lhe dificulte a respiração;
  • respiração tipo asmática, sufocamento ou incapacidade de inspirar;
  • desmaio, tonturas ou dores de cabeça;
  • qualquer dor no peito;
  • náuseas ou dores de estômago.

Não se esqueça de que as alergias a picadas com ferrão podem desenvolver-se em qualquer altura.

As pessoas que tiverem sido picadas com ferrão duas ou mais vezes nos últimos anos têm mais probabilidade de desenvolver uma alergia.

Outro grupo de elevado risco é o das pessoas que já sofrem de outras alergias (a pólen ou animais de estimação).


As pessoas que forem mais sensíveis a picadas com ferrão devem ter o cuidado de minimizar o risco de serem picadas. Há medidas práticas que todos podemos tomar.

Para evitar ser ferroado no exterior:

  • Evite vestuário de cores muito claras e odores fortes como perfumes e desodorizantes, dado que atraem os Insectos.
  • Use vestuário de manga comprida, calças, calçado integral e chapéu para reduzir a área de pele exposta.
  • Use um spray repelente de Insectos na pele que ficar exposta.
  • Use produtos repelentes de Insectos, como velas repelentes ou outros.
  • Evite deixar bebidas e alimentos doces expostos.
  • Veja se há Abelhas nas redondezas antes de se sentar, deitar ou descansar.
  • Evite áreas onde seja normal haver enxames de Vespas, como pomares.
  • Use luvas sempre que apanhar fruta caída no chão.

Nunca tente esmagar Vespas ou Abelhas. Isso aumenta o risco de ser picado com o ferrão e pode excitar todo o enxame.

Não gesticule com os braços e tente não entrar em pânico, pois isso apenas excitará o Insecto. Se entrar numa área onde existam muitos Insectos de ferrão, caminhe e afaste-se calma e lentamente.


Insectos de ferrão em Casa e no jardim

Uma Vespa encurralada no interior de uma Casa pode ser eliminada com spray para Vespas e moscas.

Quanto às Abelhas, elas são benéficas para o ambiente e não devemos matá-las quando houver outra solução segura e prática.

Se houver uma grande quantidade de Vespas e Abelhas na sua Casa ou no seu jardim, é provável que haja um ninho próximo.

É importante tratar dos ninhos assim que for possível – as Vespas tornam-se mais agressivas no fim do Verão e é muito mais seguro lidar com elas no início do ano.

Ferroadas de insectos


Ninhos

Ninho de Vespas

Se existe um grande número de Vespas na sua Casa ou jardim, é provável que haja um ninho de Vespas nas proximidades, na sua propriedade, no seu jardim ou muito perto. 

É importante tratar um ninho de Vespas cedo para reduzir a ameaça de uma picada de Vespa, que pode ser muito dolorosa e, até mesmo, provocar uma reacção alérgica.


Preocupado com um Ninho de Vespas?

Não deve tentar tratar um ninho de Vespas se é sensível a picadas. Se perturbar um ninho, pode provocar as Vespas dentro do mesmo e estas vão atacar e picar como forma de defesa. 

Na Biocontrol, oferecemos um serviço de tratamento profissional para ninhos de Vespas, protegendo-o contra picadas nocivas, eliminando o ninho.

  • Profissionais qualificados - todos os nossos Técnicos são treinados e totalmente equipados com todos os equipamentos de segurança necessários para concluir o tratamento rapidamente e com segurança.

  • Tratamentos seguros - os nossos técnicos especializados seguem directrizes rigorosas para garantir que você e a sua família estão protegidos contra eventuais danos durante o tratamento.

  • Remoção do ninho - Podemos também providenciar a remoção de um ninho (numa data posterior; pelo menos 48 horas após o tratamento, para permitir que as vespas retornem ao ninho e morram) para reduzir o risco de infestação secundária.


Identificação de um ninho de Vespas

As Vespas fazem os seus ninhos de polpa de madeira mastigada e saliva, dando-lhes características semelhantes a paredes finas de papel. 

Os ninhos são geralmente construídos em locais abrigados com fácil acesso para o lado de fora. Muitas vezes, é possível encontrar ninhos de Vespas em cavidades das paredes, espaços vazios de telhados, em beirais, boxes de aves, alpendres ou garagens. 

Para localizar um ninho, observe com cuidado a rota de vôo do regresso das Vespas, essa observação torna-se mais fácil no Verão, altura em que o número de Vespas aumenta.



Qual o tamanho que um Ninho de Vespas pode atingir?

No início, um ninho de Vespas é muito pequeno. Quando a Vespa rainha começa a construir um ninho na Primavera, geralmente o seu tamanho é equivalente a uma noz ou bola de golfe. 

Conforme vai avançando o Verão, o ninho vai crescendo rapidamente em tamanho, pois o número de Vespas vai aumentando. O ninho pode ser do tamanho de uma bola de futebol, ou até mesmo maior, em alguns casos. 

É recomendável tratar um ninho mais cedo no ano, antes que o número de Vespas aumente e elas se tornem mais agressivas.



Factos

As Vespas Sociais são as mais comuns em Cabo Verde. 

As Vespas Sociais causam picadas dolorosas e vivem em colónias. Os seus ninhos são mais frequentes sobre as superfícies exteriores propriedades. 

Existem outras espécies de vespas que também são consideradas pragas, mas são menos comuns.

  • As Vespas têm muito menos pêlos no seu corpo que as Abelhas.

  • As Vespas têm uma cintura mais apertada entre o tórax e o abdómen que as Abelhas.

  • As Vespas são, por vezes, confundidas com Abelhas, por serem semelhantes na aparência, mas as Vespas são menores em tamanho.

  • As Vespas têm marcas amarelas e pretas distintivas nos seus corpos.

  • Elas têm três partes principais do corpo: a cabeça, o tórax e o abdómen.

  • As Vespas obreiras podem variar em tamanho entre os 12 e os 17 mm.

  • Apenas as Vespas Fêmeas picam e podem fazê-lo repetidamente.

Remoção de Ninhos

Remover Ninhos de Vespas

Remover Ninhos de Vespas pode ser muito perigoso. As Vespas dentro do ninho, sentem-se ameaçadas e muitas vezes tornam-se agressivas. As Vespas podem reagir, picando-o a si ou outros em redor, como forma de defesa do seu ninho e das Vespas mais jovens. 
Para se livrar das Vespas “não há necessidade” de remover o ninho, mas deverá fazer um tratamento adequado. 
Para reduzir o risco de picadas para si e para a sua família, deve solicitar um tratamento profissional do ninho de Vespas. Esta solução é eficaz , vai eliminar as Vespas e mantê-lo seguro contra a ameaça de picadas.

Tratamento de Ninhos de Vespas da Biocontrol

Um ninho de Vespas, encontrado apenas no final do Verão, requer certamente um tratamento profissional devido ao elevado risco de picadas de Vespas. Nesta fase, o ninho pode conter milhares de vespas. 

  • Na Biocontrol, oferecemos uma solução completa de controlo de Vespas. 
  • Os nossos técnicos qualificados possuem a experiência necessária para identificar as diferentes espécies de Vespas. 
  • Todos os Técnicos têm protecção especial para se manter em segurança durante o tratamento. 
  • Todos os tratamentos são personalizados de forma a garantir um controlo eficaz do ninho de Vespas, com base na sua localização. 
  • Oferecemos consultoria especializada para ajudar a evitar outros problemas no futuro. 
  • Para maior tranquilidade, podemos voltar para remover o ninho da sua propriedade, apenas após um período mínimo de 48 horas para permitir o tratamento completo de toda a colónia de Vespas (esta visita extra irá incorrer num custo adicional). Mas pode não ser possível remover o ninho, caso o mesmo se encontre dentro de uma cavidade fechada na parede ou local similar. 

Se ainda assim optar por remover o ninho sozinho, é aconselhável esperar até final do Outono e garantir que usa roupas de proteção, pois o produto utilizado no tratamento pode estar ainda activo dentro do ninho.